
Monsenhor disse que não há como negar o 'caráter
supresa' da nomeação (Foto: Divulgação)
O Papa Bento XVI nomeou o Monsenhor José Mário Scalon Angonese, pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário Maior de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como novo bispo auxiliar de Curitiba nesta quarta-feira (20), conforme a assessoria de imprensa do Vaticano.
O Monsenhor, de 52 anos, disse ao G1 que não há como negar o “caráter surpresa” da nomeação. “No Brasil, tem cerca de 20 mil padres. Ser escolhido entre tantos bons e santos padres é uma alegria ao meu coração. É uma satisfação”, relatou.
De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, o Monsenhor José Mário deve ser ordenado bispo auxiliar da capital paranaense na cidade de Santa Maria no fim do mês de abril e apresentado, oficialmente, à Arquidiocese por Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, no início de maio.
“A responsabilidade aumenta, mas, sinceramente, dei meu sim através de muita oração. Concluí que essa é a minha vida, tenho 24 anos de padre já. Sempre estive a serviço do reino de Deus e da igreja. Se a igreja pede, tenho que dar meu sim e dei com muita alegria. Também com certo temor diante da nova missão, mas Deus orienta. O desejo do meu coração é servir a Deus entre as criaturas humanas”, afirmou.
Na terça-feira (26), o monsenhor contou que irá a Curitiba para conversar pessoalmente com Dom Moacyr. O novo bispo disse que recebeu uma ligação do arcebispo na manhã desta quarta-feira o parabenizando.
O Monsenhor José Mário, que ainda não conhece a capital do Paraná, garantiu que será um prazer conhecer a cidade. Porém, explicou que deve permanecer em Santa Maria até a ordenação. “Devo ir e voltar na terça-feira”.
“Meu desejo é ser um irmão entre os irmãos e estar em sintonia com Dom Moacyr e o presbitério da Arquidiocese de Curitiba”, finalizou.
O novo bispo é gaúcho de Unistalda e recebeu formação institucional em filosofia e teologia em Viamão, também no Rio Grande do Sul, e se especializou em psicopedagogia. Ele foi incardinado na Diocese de Santa Maria, em 1988, e ordenado sacerdote por Dom Ivo Lorscheiter, no ano de 1989, na cidade gaúcha de Nova Esperança do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário