O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.
O Papa alemão vai renunciar em 28 de fevereiro, por conta de sua frágil saúde. O anúncio, surpreendente, foi feito em 11 de fevereiro.
Joseph Ratzinger será o primeiro pontífice a renunciar em mais deseis séculos, o que cria situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romada.
Por conta da raridade da ocasião, as autoridades do Vaticano mantêm muitas discussões sobre como será a coexistência de "dois Papas" na Santa Sé, após o conclave que vai escolher o sucessor de Bento XVI.
A audiência geral de quarta-feira, última de Bento XVI, será feita ao ar livre, na Praça de São Pedro. Foram distribuídos 50 mil bilhetes.
O pontífice deve girar pela praça no papamóvel para se despedir dos fiéis.
O tradicional "beija-mão” será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, para algumas autoridades, segundo a Rádio do Vaticano.
Residência de verão
Bento XVI deixará o Vaticano de helicóptero na quinta-feira para se instalar provisoriamente em sua residência de verão de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma.
O último ato público de Bento XVI foi programado em Castel Gandolfo, para "saudar os fiéis desta diocese" a partir do pórtico da residência de verão dos pontífices, disse o porta-voz do Vaticano.
Após a escolha de seu sucessor pelo conclave, Bento XVI vai voltar ao Vaticano, onde vai levar vida contemplativa em um mosteiro que está sendo preparado para ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário