quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'É uma alegria', diz bispo auxiliar de Curitiba nomeado pelo Papa Monsenhor José Mário Scalon Angonese foi nomeado nesta quarta (20). Ele deve ser ordenado no fim de abril, segundo Arquidiocese de Curitiba.


Monsenhor disse que não há como negar o 'caráter supresa' da nomeação  (Foto: Divulgação) 
Monsenhor disse que não há como negar o 'caráter
supresa' da nomeação (Foto: Divulgação)



O Papa Bento XVI nomeou o Monsenhor José Mário Scalon Angonese, pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário Maior de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como novo bispo auxiliar de Curitiba nesta quarta-feira (20), conforme a assessoria de imprensa do Vaticano.
O Monsenhor, de 52 anos, disse ao G1 que não há como negar o “caráter surpresa” da nomeação. “No Brasil, tem cerca de 20 mil padres. Ser escolhido entre tantos bons e santos padres é uma alegria ao meu coração. É uma satisfação”, relatou.
De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, o  Monsenhor José Mário deve ser ordenado bispo auxiliar da capital paranaense na cidade de Santa Maria no fim do mês de abril e apresentado, oficialmente, à Arquidiocese por Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, no início de maio.
“A responsabilidade aumenta, mas, sinceramente, dei meu sim através de muita oração. Concluí que essa é a minha vida, tenho 24 anos de padre já. Sempre estive a serviço do reino de Deus e da igreja. Se a igreja pede, tenho que dar meu sim e dei com muita alegria. Também com certo temor diante da nova missão, mas Deus orienta. O desejo do meu coração é servir a Deus entre as criaturas humanas”, afirmou.
Na terça-feira (26), o monsenhor contou que irá a Curitiba para conversar pessoalmente com Dom Moacyr. O novo bispo disse que recebeu uma ligação do arcebispo na manhã desta quarta-feira o parabenizando.
O Monsenhor José Mário, que ainda não conhece a capital do Paraná, garantiu que será um prazer conhecer a cidade. Porém, explicou que deve permanecer em Santa Maria até a ordenação. “Devo ir e voltar na terça-feira”.
“Meu desejo é ser um irmão entre os irmãos e estar em sintonia com Dom Moacyr e o presbitério da Arquidiocese de Curitiba”, finalizou.
O novo bispo é gaúcho de Unistalda e recebeu formação institucional em filosofia e teologia em Viamão, também no Rio Grande do Sul, e se especializou em psicopedagogia. Ele foi incardinado na Diocese de Santa Maria, em 1988, e ordenado sacerdote por Dom Ivo Lorscheiter, no ano de 1989, na cidade gaúcha de Nova Esperança do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário