quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'Sou uma estrela, não vou fugir': veja as principais declarações de Pistorius Em audiência para pedido de fiança, corredor sul-africano se pronuncia através de declaração juramentada lida pelo advogado Barry Reux. Confira os trechos

Eu sou uma estrela internacional de esportes, não vou fugir do meu julgamento."
Oscar Pistorius
 
Único suspeito de matar sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, Oscar Pistorius segue preso pelo menos até esta quarta-feira, quando a audiência do pedido de fiança terá continuidade. Nesta terça, a audiência em Pretória teve cerca de quatro horas de duração. Muito emocionado, o corredor não falou e se pronunciou através de uma declaração juramentada lida por seu advogado, Barry Reux. Confira os principais trechos.

Pistorius nega premeditação

"Eu sou um homem adulto, cidadão sul-africano, requerente no presente pedido e procuro ser libertado sob fiança. Faço este depoimento juramentado de minha livre e espontânea vontade e não fui influenciado. O conteúdo é verdadeiro e correto.
Eu não consigo entender como eu poderia ser acusado de assassinato, muito menos de um assassinato premeditado, porque eu não tinha intenção de matar a minha namorada. Fui informado que fui acusado de assassinato. Eu nego a acusação. Nada pode estar mais longe da verdade que eu ter planejado o assassinato da minha namorada."
Oscar pistorius julgamento Pretoria - Agência AP (Foto: Agência AP)Pistorius na audiência de pedido de fiança: defesa lê declaração juramentada (Foto: Agência AP)
 
Argumentos pela fiança
"Eu não tenho nenhuma intenção de fugir, já que amo meu país. Eu ganho R5,6 mil (rands, a moeda sul-africana) ao ano. Eu nunca fui condenado por cometer crimes. Eu nego que eu cometi assassinato no ponto mais forte. Mesmo que eu não precise, eu quero lidar com essas alegações.
Eu acredito que a evidência forense vai provar o que estou dizendo. Eu usei um taco de críquete para quebrar porta do banheiro. Eu sou uma estrela internacional de esportes, não vou fugir do meu julgamento. Depois dos tiros, eu não fugi da cena do crime. Fiquei até a polícia chegar. Eu não sei de nenhuma testemunha neste assunto, e eu não vou interferir com eventuais testemunhas. Meu encarceramento contínuo será de "nenhum benefício" para o estado e minha liberação não perturbará a ordem pública."
Funeral Reeva Steenkamp ex-namorada de Oscar Pistorius (Foto: Agência Reuters)Funeral de Reeva Steenkamp gera comoção na
África do Sul (Foto: Agência Reuters)
Relação com Reeva
"Reeva me comprou um presente para o Dia dos Namorados. Estávamos profundamente apaixonados e não podíamos estar mais felizes. Eu a amava e eu sei que ela se sentia da mesma maneira."

Tiros na madrugada
"Em 13 de fevereiro, Reeva sairia com as amigas, e eu, com os meus. Mas ela queria ficar em casa. Eu estava assistindo TV. Eu estava sem as próteses. Ela estava fazendo ioga. No final da noite, ela foi para a cama. Estou ciente de pessoas que conseguem entrar nas casas para cometer um crime. Tenho recebido ameaças de morte. Eu durmo com a minha (pistola) 9mm debaixo da minha cama. Eu acordei para fechar a porta de correr (na varanda) e ouvi um barulho no banheiro.
Eu estava com medo e não liguei a luz. Eu peguei minha arma e fui em direção ao banheiro. Eu gritei para o intruso, porque estava sem as próteses e me sentia vulnerável. Eu disparei tiros pela porta do banheiro e mandei Reeva chamar a polícia. Voltei para a cama e percebi que Reeva não estava na cama. Foi então que me dei conta de que poderia ser ela lá (no banheiro)."

Pedido de socorro
"Chamei os paramédicos e a segurança. Tentei carregá-la pela escada para ajudar. Tentei ajudá-la, mas ela morreu em meus braços. Estou mortificado. Com o benefício da retrospectiva, percebo que Reeva foi ao banheiro quando fui fechar a porta da varanda. Espero que o sistema legal sul-africano e os fatos mostrem que eu não assassinei Reeva."
info Pistorius 3 (Foto: arte esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário